A Catequese do Bom Pastor confirmou para ele que o Reino de Deus pertence às crianças.
Ao longo do século passado, catequistas ao redor do mundo tentaram comunicar o Evangelho de uma forma que levasse a um relacionamento autêntico com Deus e a uma compreensão mais profunda das verdades teológicas da Igreja Católica. Recentemente, um método de catequese deu muitos frutos e foi elogiado por São João Paulo II por sua beleza.
É chamado de "Catequese do Bom Pastor" e foi desenvolvido em meados do século XX por Maria Montessori (famosa pelo "Método Montessori de Educação"), Sofia Cavalletti e Gianna Gobbi.
A Catequese do Bom Pastor usa os princípios da pedagogia montessoriana para apresentar as realidades mais essenciais da fé católica até mesmo para crianças muito pequenas. Materiais especialmente projetados e apresentações inspiradoras ajudam as crianças a explorar áreas de formação da fé apropriadas para sua idade de desenvolvimento. Sagrada Escritura, Liturgia, História da Salvação e sinais sacramentais fornecem o conteúdo da catequese – com ênfase especial nas Escrituras e na Liturgia, para ajudar as crianças a desenvolver um relacionamento informado e genuíno com Deus.
A Catequese do Bom Pastor é oficialmente parte do programa de formação da ordem de Santa Teresa de Calcutá, as Missionárias da Caridade, e é usado pelas irmãs em seus vários esforços apostólicos. Também viu um grande ressurgimento no Brasil durante os últimos 8 anos, com vários "átrios" abrindo por todo o país. Nos Estados Unidos, a Arquidiocese de Nova York "estabeleceu a Catequese do Bom Pastor Nível 1, idades de 3 a 6 anos, como seu programa pré-escolar preferido", ao mesmo tempo em que incentiva as paróquias a incluir a Catequese do Bom Pastor para idades de 6 a 12 anos.
É difícil descrever adequadamente a Catequese do Bom Pastor em palavras. É melhor experimentá-la pessoalmente. No site da Catequese no Brasil é possível assistir a alguns vídeos sobre o método.
Quando São João Paulo II visitou um átrio em Roma, ele teria dito: "Essa é a homilia mais linda que já testemunhei." Sofia Cavalletti descreve sua visita neste vídeo (em inglês), acrescentando ainda que ele disse: "É a prova de que realmente o Reino dos Céus pertence às crianças." Ele "ouviu" atentamente as crianças enquanto elas estavam imersas em suas "obras" e viu algo especial sobre essa abordagem única à educação religiosa.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre esse método de catequese, cadastre-se no site e tenha acesso aos vídeos de formação para catequistas de nível 1.
Traduzido e adaptado de aleteia.org
Comments